Agentes da Defesa Civil de Saquarema realizaram uma visita técnica ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), na cidade de Arraial do Cabo. A visita fez parte do programa de colaboração com a Marinha do Brasil no projeto Acervo Oceanográfico da região.

A Marinha do Brasil iniciou o projeto para realizar o mapeamento técnico da região costeira do município. Esta ação faz-se necessária para implantar ações no âmbito da preservação da saúde e do ecossistema lagunar da orla de Saquarema.

“Durante a visita, aprendemos sobre as principais metodologias utilizadas na coleta e análise de dados oceanográficos, incluindo o uso de equipamentos de monitoramento marítimo, técnicas de amostragem de água e sedimentos, e a interpretação de dados climáticos e ecológicos. Foi acordado um plano de cooperação entre o Instituto de Oceanografia e a nossa equipe para a realização de um estudo abrangente sobre as correntes marítimas, qualidade da água e biodiversidade marinha na região costeira do município”, afirmou o Coordenador da Defesa Civil de Saquarema, Pedro Soares.

A próxima etapa do projeto consiste na formalização da parceria, por meio da assinatura de um memorando de entendimento entre as partes envolvidas. O documento definirá os cronogramas e responsabilidades específicas para cada etapa do projeto, como a execução de estudos de campo, a análise de dados e a divulgação dos resultados por meio de publicações em seminários e artigos científicos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support